categorias: Dança

A moda tá na Dança- Lá Fora -Parte 1


Esta última semana escrevemos um post sobre a Dança tá na Moda, e agora vamos falar como a moda invade a dança.Em duas parte:lá fora e no Brasil…

Já não é de hoje o casamento da moda com a dança. Em 1920, Coco Chanel em plena ascensão  na cena cultural tinha entre seus amigos pessoas como Pablo Picasso (pintor), Sergei Diaghilev (fundador Ballet Russes), Jean Cocteau (escritor) and Igor Stravinsky.  Por seus ilustres amigos Coco Chanel criou figurinos de ballet em 1924, pra ‘Le Train Bleu’, e em 1929, para ‘Apollon Musagete’. Coco também apoiou o fundador da Ballets Russes, Serge Diaghilev, para voltar a exibir “A Morte do Cisne” após a 1ª Guerra Mundial, em 1919.



‘Le Train Bleu’


Atualmente Karl Lagerfeld Maison CHANEL foi convidado para criar figurinos em comemoração aos 100 anos de apresentação do balé russo de Diaghilev, no Teatro du Chatelet em Paris.
Elena Glurdjidze, bailarina do English National Ballet, usou o figurino criado por Karl para a apresentação de “O Lago dos Cisnes”.



Mas não para por aí o casamento da moda com a dança, outros renomados estilistas já se aventuraram na Dança. Lacroix, convidado pela coreógrafa francesa Blanca Li para desenhar o figurino do balé Sherazade (2001), para Opéra National de Paris sugeriu uma nova versão, bem diferente daquela proposta por Diaghilev.
Os figurinos feitos para palco tem que obedecer uma concepção estética, ou seja o figurino está associada ao cenário, a luz, ao contexto histórico, a uma estética social, enfim não são apenas peças soltas no cenário, sem qualquer ligação umas com as outras…



O Ballet Preljocaj, que passou com Blanche Neige pelo Brasil no último ano, tem figurino de Jean-Paul Gautier, assinado pelo polêmico em 2008.


Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

2 comentários via blog

  1. Sempre babo no que o christian lacroix criou pro balé…

    Nossa, vou pesquisar o que vai tar acontecendo no Teatro du Chatelet enquanto estiver lá. Quem sabe?!
    Última vez, assisti a um balé moderno na Opera e foi lindo demais! Bom, só o prédio já vale! Rs..

    Bjosss

  2. Carol- Alfinetes

    Sissi
    Ve sim, no Chatelet tem sempre coisas legais, sem q contar que o Teatro é lindo…demais…
    O ano passado eu vi Alvin Ailey, e foi demais…meu marido q tem pouca paciencia pra dança, amou…
    Bjo