Alfinetesdemorango na Livrevista

Moda: a nova febre na web
Gente, a Marina Paschoalli escreveu uma matéria bem legal na LIVREVISTA, fala sobre a influência dos blogs na moda.. E nós do Alfinetes de Morango, lá…Junto com a Cris Guerra do Hoje vou Assim e a fofa da Sissi do Commode.
Blogs sobre o assunto crescem na rede e revolucionam o “fazer moda”
por: Marina Paschoalli
Todos sabem que a internet é parte essencial do cotidiano das pessoas: ela veicula informação, entretenimento e negócios, e o internauta faz tudo isso sem sair de casa. Também não é de se estranhar que a moda tenha se rendido à web.

A grande novidade das semanas de moda deste ano foi a transmissão online ao vivo dos desfiles, mas o que chama mesmo atenção é o aumento do número de blogueiros que se dedicam exclusivamente ao assunto.

Os blogs de moda existem em diferentes formas: tem gente que posta a roupa que usou no dia, outras comentam as novidades das lojas e grifes, analisam os “modelitos” dos famosos e tem ainda os de “streetstyle”, que disponibilizam fotos de pessoas na rua, mostrando sempre muito estilo urbano.

A febre de tais sites pode ser observada em diversos países e hoje é até objeto de pesquisa acadêmica. De acordo com a jornalista Daniela Hinerasky, cujo doutorado trás como tema justamente essa problemática, “os blogs trouxeram mudanças na moda e na comunicação de moda. Estudo as transformações nos fluxos de comunicação, as interações envolvidas entre blogueiros e leitores e, daí, mudanças que envolvem o mercado”.

Os estilos e formatos são inúmeros, porém, todos os blogs de moda têm algo em comum (além do tema, claro): a paixão das criadoras pelo assunto. Sissi Palma, da Commode, é empresária na área de tecnologia de informação, mas conta que nunca deixou de lado o gosto pela moda. “A minha coleção de livros de moda é infinitamente maior do que a de administração. E a pilha de revistas Elle não menos predominante em relação às publicações da Exame. Então, foi por essa conjunção de fatores – gosto, conhecimento e afinidade com tecnologia – que comecei a fazer o Commode”, conta.

A publicitária Cris Guerra fotografa seu figurino todo dia antes de sair do trabalho e posta no Hoje Vou Assim. Cris fala sobre sua visão romântica acerca do assunto: “minha rel
ação com a moda sempre foi essencialmente estética, uso porque acho bonito e quero me cercar de coisas bonitas. Moda é, acima de tudo, beleza, um jeito bonito de viver, é fantasia no meio do cotidiano, é transcender a utilidade da roupa e colocar poesia nela”.

O grande diferencial da comunicação via web é a interatividade. Dessa forma, as blogueiras bauruenses Carol Romano e Livia Perroca, idealizadoras do Alfinetes de Morango, dão a dica pra quem é apaixonado por moda e tem vontade de criar um blog – “A diferença de ler uma revista, ou um programa na TV, é que no blog você pode ter uma proximidade maior com o leitor, trocar e-mails, tirar duvidas, ouvir as necessidades e idéias de quem lê”, afirmam. As meninas acreditam também que é essencial estar antenado em tudo que acontece, escrever com linguagem simplificada e ter fundamentos bem embasados, para conquistar a confiança do leitor.

Nosso agradecimento especial à Marina Paschoalli que de forma sucinta e bem pontuada escreveu o artigo, e a equipe da Livrevista, pela iniciativa!
Beijos e alfinetes!

PS: E NÃO ESQUEÇAM DA PROMOÇÃO DUPLA DINÂMICA!!!!! VAMOS PARTICIPAR, TRAGAM SUA MELHOR AMIGA, IRMÃ, COLEGA DE TRABALHO! CRIEM UMA DUPLA E VENHAM ACOMPANHAR O BLOG, QUE ALÉM DE TROCARMOS ALFINETES, VOCÊS CONCORREM A PRESENTINHOS DA ALFINETERIA! CONFIRAM O REGULAMENTO NOS POSTS ANTERIORES!

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

4 comentários via blog

  1. Alessa

    Como estão finas essas meninas!
    Vocês merecem =D

  2. Meninas,

    Tamos chiquérrimas, né? Hahaha…

    Adoreiii ser colega de reportagens. Com certeza esse começo de blog tá muito (bem!!) marcado por vcs 2 do Alfinetes de Morango.

    Bjocasss

  3. PâmellaDalvesco

    Olha que phynaaas! Parabééns! mas, meninas, amei o blog de vcs! a Alessa que me mostrou! está nos favoritos desde o dia em que vi a primeira vez!
    Parabens, mesmo mesmo! sao umas fofas!

    Beeeijos

  4. Carol- Alfinetes

    Pam
    Adoramos leitoras fieis…
    Bjocas