categorias: Moda

Pausa para o Tie-Dye

Hoje vamos falar sobre uma forte aposta para o verão 2013, com inspiração nos anos 70, que invade as ruas gradativamente: com vocês, o jeans tie-dye!

HISTÓRICO

Antes de ser psicodélico-setentista, a estampa tie-dye surgiu de uma técnica antiga de tingimento de roupas, feita na região da Ásia em torno do século VI. Anteriormente conhecida como shibori, o tie-dye foi reinventado pela mistura de cores no mundo moderno, e então passou a ser estereotipado como “estampa anos 70”, já que retornou às ruas nesta época.

De lavagem colorida desgastada, preferencialmente em dégradé, o tie-dye é descendente direto do psicodelismo e expressa liberdade, miscigenação e democracia, alguns dos ideais pregados na época do “Paz-e-Amor”.

À princípio, era um estilo de tingimento caracterizado pelo formato de desenhos. Na versão atual, o tie-dye se limita apenas pela mistura de cores, acompanhado do desgaste do jeans e de aplicações de tachas, spikes e outros tecidos em cima, formando outros desenhos que não pelo tingimento, caracterizando, assim, um novo formato à antiga – e tradicional – linha setentista.

COMO USAR

 A democracia não acompanha a peça apenas na sua história, mas também na prática. Do mais neutro ao mais colorido, o jeans com esse tingimento é super versátil, e pode ir com você da praia até a balada – basta mudar os complementos. Para o verão, aposte em sandálias flat com t-shirts ou regatas largonas acompanhadas de um belo óculos de Sol; para a noite, substitua a parte de cima por camisas finas e belos pares de salto, sejam scarpins ou sandálias de plataforma. 

Se o tempo esfriar, opte pela calça no mesmo tingimento. Tons escuros, além de chiques, têm o bônus do efeito alongador-emagrecedor!

 Eu já tenho um short em tie-dye para chamar de meu. E vocês?

 

por Marcéli Paulino

Lindizzima.com.br

@marcelipaulino 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

3 comentários via blog

  1. Adriana Alfaro

    amooo tie-dye!
    tô louca por um short assim!
    beijos!

  2. Lala Ismerim

    Esses shorts estão uma loucura de lindos!
    Da vontade de ter vários!
    Beijo

  3. mnepaulino

    Eu tenho 1 que adquiri há pouco tempo, mas estou seriamente tentada a comprar outro. Kkkk… vício!