categorias: Moda

Repensando a compra de roupas/sapatos online.

Aí gente, pode ser o maior tiro no pé da vida o que vou escrever agora. Mas, falando sério estou repensando a compra de roupas/sapatos online. Estava fazendo uma análise de minhas últimas 10 compras na net e pasmem apenas 1 deu certo(e foi aquela da ASOS-aqui-, que desavisadamente, tive que pagar um impostão). Na minha opinião, um índice muito alto de erros, para um quantidade pequena de acertos. Acho que temos que melhorar muito coisa, principalmente as lojas brasileiras, para um e-commerce de qualidade.

De acordo com o código de defesa brasileiro do consumidor as compras feitas pela internet,  têm direito de devolução de mercadorias pelo prazo de até 7 dias, sem que seja necessária uma justificativa. Mas, nem sempre é assim e a troca torna-se uma saga. Só para vocês entenderem melhor, conto um caso recente de um produto que comprei, não deu certo e tive que fazer a troca.

Estava de olho em um tênis faz tempo(sim sou fashion victim e quero estar na modinha), amei um modelo, pedi o número que uso habitualmente. Mas, quando chegou em casa ficou grande demais. Bom, aí começa a saga da troca. Mandei email ao atendimento, e fui super bem atendida(até aí ok). Disseram que o produto deveria voltar a loja na embalagem original e envelope(a caixa veio toda amassada e o envelope já tinha jogado fora) Aí, manda email de novo para explicar essa situação, que a loja entendeu. Junto ao produto deveria ir a nota e uma carta justificando porque queria trocar, mas peraê, o código diz que não tenho que justificar nada. Mas, mandei para evitar bate boca. Essa loja especificamente me enviou, um código de PAC reverso para eu ir em loja própria do Correio para enviar o produto. Não sei vocês, mas ir ao Correio é um parto. As lojas próprias normalmente ficam no centro da cidade, locais de difícil estacionamento e tem fila quilométricas. Sei que a loja que comprei  não tem nada a ver com isso, mas juro que não entendo, por que não retirar o produto onde foi entregue? Já que foi entregue por uma transportadora, por que a mesma não retira? Seria uma das facilidades que me conquistaria como cliente, entre as sugestões abaixo, que na minha opinião me fariam mudar de ideia quanto a essa temporária decisão de dar um tempo de compra de produtos online que tem que experimentar.

1- Serviço de retirada de produto no local da entrega, caso a compra não dê certo.

2- Caso o estabelecimento possua loja física oferecer a possibilidade de trocas nesses ambientes. Muitas lojas só podem trocar online, caso você tenha comprado online.

3- Exigência de não avaria na embalagem, é complicado. Nem sempre o produto chega na sua casa em uma caixa perfeita, devido ao transporte.

4-Exigência de carta de motivo de troca, tá errado isso aí.

5-Pasmem, existem lojas que não trocam bijuterias; produtos de liquidação; produtos de coleções anteriores. Na boa, isso é contra o código de defesa do consumidor.

6- Caso o cliente opte pelo estorno, esse deveria ser feito mais rápido, depois de autorizada a troca. Para vocês terem uma ideia, a demora é de 7 a 30 dias uteis, por boleto e de até dois meses, aso seja feito no cartão.

7- As lojas deveriam especificar melhor as medidas das roupas e sapatos, bem como a composição do material que é feito. Coisas que aliás, estão nos direitos do consumidor aqui. Deveriam também colocar a roupa a ser vendida em uma modelo para podemos ver como veste.

8- Responder rapidamente os clientes por email e redes sociais.

Claro, que tem lojas que preenchem esses quesitos, mas são bem poucas. E, só pra finalizar a história, meu estorno do tênis ainda não foi feito. E eu continuo a procura do tênis ideal.

Me conta, como tem sido a experiência de compra online de vocês??

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

36 comentários via blog

  1. Renata Nogueira

    Oi carol, eu não gosto muito de comprar sem ver, sem pegar o produto, sabe? Então, compro só na Zara online qdo não encontro meu tamanho na loja. Bjs!

    1. Carol respondeu Renata Nogueira

      Pois é Re, sou um pouco assim.
      bjs

  2. Mikaele Santos

    Todas as vezes que comprei sempre deu certo só foi agora que veio um produto que eu não pedi mas ta sendo resolvido ainda bem!

    blog-minha-voz.blogspot.com

    1. Carol respondeu Mikaele Santos

      Que bom..
      bjs

  3. Oi lindona…a unica coisa que me deu certo ate hj foi de maquiagens,roupas sapatos eu nao compro mais,nunca deu certo..e outra para comprar online pesquiso muito e nao levo em consideração post pago,mais foi muito bom seu post e bem explicado bjs querida
    http://www.zilandramakes.com.br

    1. Carol respondeu ZILANDRA BATISTA RODRIGUES

      Maquiagem sempre rola.
      bjs

  4. Min

    Meus problemas por comprar online foram tudo por causa do Correios, demoram muito para entregar.
    E outra coisa que eu quero entender é quando tenho q pagar os impostos com produtos internacionais, pq quando minha irmã foi pagar e perguntar em q situações deve pagar imposto não souberam responder.
    Não gosto de comprar em site nacionais por causa desse motivo – > “As lojas deveriam especificar melhor as medidas das roupas e sapatos, bem como a composição do material que é feito.” dos sites q nacionais q eu conheço só tem um q faz isso, mas é empresa q vende alimentos ~ não compro, só entrei no site para ver quais produtos a empresa vende.

    1. Carol respondeu Min

      Nunca tive problemas com os Correios, acredita? Quem determina os impostos é a receita federal é aleatorio mesmo, embora não devesse ser.
      bjs

  5. Soraya Marx

    Hum, não sei especificamente sobre comércio online, mas, não fazer trocas não é contra o código de defesa do consumidor, a loja só é obrigada a realizar troca se o produto em questão apresentar defeito, se foi um presente por exemplo e a peça não te agradou ou é de tamanho maior, a loja troca por querer conquistar clientes e não por ser lei =/

    http://www.misturebachic.com.br

    1. Carol R. respondeu Soraya Marx

      Soraya
      No comércio online é diferente quando a compra é feita online a loja é obrigada a trocar o produto mesmo que não tenha nenhum motivo, como escrevi no post. O procedimento para compra online é diferente do feito em loja física, onde a loja somente é obrigada a trocar em caso de defeito.
      Bjos

  6. Mille Vitória

    Vc tem muita razão, a questão é que comprar pela net é uma verdadeira tentação, fora a comodidade de sequer precisar sair da cadeira. Não é todo dia que a gente tá a fim de bater perna, além da gama de opções que e infinitamente maior online.
    E claro, junto com o lado positivo, vem os pontos negativos rb, dia 15 comprei uma galocha no site da Passarela, não recebi nenhum email, confirmando pagamento, envio, nada. Nadinha sobre a negociação, muitos dias depois entrei no site e vi a opção de conferir meu cadastro e constava que minha galocha ainda estava em feira de santana. Só ontem a galocha chegou, quer dizer, 20 dias depois e pude ver pelo carimbo do correio que ela só foi’postada dia 21, quase uma semana depois de ter sigo paga. Essas coisas desestimulam demais. Finalmente, recebi um email da Passarela p dizer que minha compra já tinha sido entregue… ahhhhhhh, jura???
    Isso desestimula demais, minha sorte é q gostei da galocha e veio o número certinho. 🙂

    Bjs, Mille.
    >>> Resenha: Blush Rosa 3D e Batom Boca 60 Natura Una
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2014/06/resenha-blush-rosa-3d-e-batom-boca-60.html

    1. Carol respondeu Mille Vitória

      A coisa todo consiste em facilidade, mas quando vira dificuldade senhorrrrr
      bjs

  7. Jaddy Rodrigues

    Eu quase não compro em sites nacionais… costuma dar muito problema. Por incrível que pareça, compras que vêm de fora são mais confiáveis!

    Beijos!

    1. Carol respondeu Jaddy Rodrigues

      Olha que dado interessante.
      bjs

  8. Arinalva

    Eu acho que o maior problema é dos correios, porque nos presta um serviço terrível há um preço exorbitante, quanto a não trocar peças de promoção e bijus é complicado porque mesmo lojas físicas são poucas que trocam esses itens, principalmente de liquidação, aqui em Salvador pelo menos é assim. Só compro livros pela internet e nunca tive problema.
    Bjs

    http://www.mademoisellebahia.com

    1. Carol respondeu Arinalva

      Nem acho que o problema é dos correios, no meu caso a entrega foi feita pela transportadora.
      bjs

  9. Lala Ismerim

    Bom, eu compro de tudo pela internet pois acho mais prático e fora que Aracaju não é São Paulo. Por mais que até queira ir na loja, ver de perto, provar e etc, nem sempre da pra encontrar o produto pela falta de variedade.
    Quanto ao quesito roupa e sapato é o que acho mais complicado. Todos os meus últimos tênis comprei pela internet mesmo pois não estava achando por aqui. E ainda bem que deu tudo certo. Já comprei bota também e várias rasteirinhas. E até agora só uma não serviu mas a devolução foi tranquila. Achei até que ia ser mais complicado pois a rasteirinha não ficou boa, não era nem caso de numeração. O problema eram uma tirinhas que ficaram apertadas demais (pé gordinho) e a numeração maior ia ficar enorme e com tiras apertadas do mesmo jeito. Pedi a devolução do dinheiro e o mais chato foi ter que levar no correio.
    Não sei em qual loja você fez a compra mas já comprei na Dafiti e Passarela e, se não me engano, elas possuem a opção de agendamento para retirada do produto em casa. E nunca precisei escrever cartinha para dizer qual o problema que tive com o produto.
    Espero que seu tênis chegue logo!
    Beijo

    1. Carol respondeu Lala Ismerim

      Eu desisti da compra e aguardo o dinheiro de volta.
      bjs

  10. Mariiah Martins

    Eu não compro roupas pela internet, da ultima vez que comprei chorei, por que veio com defeito e a loja não quis trocar, mas ja comprei sapatos e o resultado foi melhor, Blog Mariiah Make up
    Beijinhos Mariiah ♥

    1. Carol respondeu Mariiah Martins

      Ai que droga, né?
      bjs

  11. Klyslene Cardoso

    Ah eu não compro roupa e sapatos online, exceto quando já conheço ou até mesmo roupa de time e marcas conhecidas! E sou um pouco bem rigorosa nesse quesito, se deu errado e não foi tomada nenhuma providência aciono a justiça na hora mesmo assim só pretendo comprar em lojas conhecidas e/ou outros objetos como: maquiagem, jóias, acessórios… Espero que você consiga resolver e ter seu tênis. Bjos 🙂

    http://www.blogvivereaprender.com/

    1. Carol respondeu Klyslene Cardoso

      Você está certíssima.
      bjs

  12. Dany Bello

    Até hoje sempre tive sorte com as minhas compras pela internet, mas escolho com muita cautela as lojas que compro, pois já vi muita gente se ferrar.

    Beijos,
    http://www.espacogattena.blogspot.com

    1. Carol respondeu Dany Bello

      Nesse caso, nem é a loja que é otima, mas a troca mesmo que foi um saco.
      bjs

  13. Naiara Silva

    Nossa,que burocracia retada! As únicas coisas que costumo comprar em site são maquiagens,bijus e afins. E graças tem dado certo para mim. Não arrisco comprar roupa, sapato ou qualquer outra coisa que eu prefira ver e testar pessoalmente, a não ser que eu já conheça,enfim!

    Beijão!!!
    http://www.sofisticadaefeminina.com

    1. Carol respondeu Naiara Silva

      Muita burocracia..
      bjs

  14. Thieli

    Carol, sou suuuuper desconfiada pra comprar roupa na internet, pra comprar, eu tenho que ter namorado muito, muito mesmo pra comprar, rsrs. Já sapatos, apesar de aqui em sjc ter uma loja das Schutz, tenho comprado bastante schutz on line pq a loja daqui nao trás bota!! rsrsr eu como boa fã de bota, comprei algumas pela internet (depois de namorar um tantão tbm, rsrs) mas como já conheço o formato da schutz, pra mim deu super certo. Só uma vez que comprei uma sandália na luisa barcelos que era tão alta, que não consegui ficar em pé com ela!!! rsrsrs… acabei dando pra alguém sem nunca ter usado, rsrsr
    bjs

    1. Carol respondeu Thieli

      Isso é duro, só da pra comprar quando a gente já experimentou, né?
      bjs, amei vc aqui..

  15. Camila Faria

    Eu sempre fico com um pé atrás na hora de comprar online… tenho até evitado nos últimos tempos. O problema é que algumas marcas só tem venda online, aí a gente tem que arriscar, né? Já tive experiências péssimas também!

    1. Carol respondeu Camila Faria

      Pois é Camila, tava evitando, mas não resisti
      bjs

  16. Andreia

    Essa questão de comprar roupas e sapatos pela internet é muito complicada pois o Brasil não tem um padrão de tamanhos e medidas. Então nesse caso a chance de você comprar algo e não servir é enorme. E as políticas de trocas nem sempre funcionam.
    Bjks da Mãe Vaidosa

  17. Suelen

    Super chato você querer muito algo e depois ter dor de cabeça né. Eu nunca comprei roupas e sapato pela net. Apenas aparelhos de enfermagem e gostei. Agora roupa ainda não me arrisquei. Obg pela dica. Bjos

    http://suelen-pink-modafeminina.blogspot.com.br/

  18. Beatriz Santos

    Olá linda,
    Realmente é bem complicado esse lances de compras online. Eu particularmente não gosto e só testei uma vez para nunca mais.
    beijos da bia

  19. Thalita

    Oi Carol.
    Eu evito muito comprar roupas e sapatos on line.
    Mas minhas ultimas compras chegaram td bonitinho, mas tb só tenho feito pedido no site da passarela e tem dado muito certo.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

  20. Liginha

    Minha última compra foi na Dafiti. Uma das blusas ficou apertada, solicitei a troca há mais de um mês. Buscaram na minha casa, mas até hoje não recebi a outra blusa. A loja está sem entregar para centenas de consumidores do país. E continua fazendo propaganda na Globo, apesar de ter sido notificada pelo Procon-SP há 4 dias. Agora, cortou todos os atendimentos (on line e por telefone). Estou “traumatizada”, com receio mesmo de comprar on line. É mta tentação, mas tb mta dor de cabeça.

    1. Carol respondeu Liginha

      Nossa que coisa.
      bjs