categorias: Moda

5 Dicas de decoração: manual do iniciante.

decor salaVocês que me acompanham a muito tempo sabem que eu morava em Bauru e recentemente eu me mudei para São José dos Campos. Mudar de casa é sempre uma delicia, a gente(eu, né?) fica cheio de vontades, cheio de ideias e querendo arrumar tudo. Bom, como me mudei para um apartamento que estava decorado(de móveis embutidos a papel de parede), depois de um tempo morando eu resolvi dar a minha cara em alguns cômodos. Comecei com a sala, que ainda está em processo de finalização(depois vou mostrando, lá no snapchat, sigam o alfinetes). Confesso que todo o processo foi um parto, e começou a quase um ano atrás…Fiquei realmente pensando se ia compartilhar isso, aqui no blog, mas por que não? Já que é o que ando vivendo(quem sabe não começa uma tag por aqui?).

Tudo começou com a minha ida por impulso a uma loja de móveis, sem qualquer referência e acabei comprando um sofá, mesa de centro, rack e poltrona. Quando tudo chegou em casa percebi que tinha algo faltando, fuen fuen fuen. Achei que podia ser minha própria decoradora e que as coisas iam ficar bem. Percebi que não é bem assim que ia rolar, principalmente porque não tenho a mínima noção de proporção, na hora de juntar tudo nada ficou bom. Foi então que me vi perdida e resolvi contratar um designer de interiores, que me ajudou muito nessa tarefa. Foram dois meses de entrevistas, até achar um profissional que tinha um estilo que combinava comigo. Ele tinha uma difícil missão, aproveitar os móveis que eu tinha acabado de comprar e dar a minha personalidade(e de meu marido, vamos combinar que tá mais a minha cara que a dele, mas tudo bem hehe) a sala. Nessa caminho aprendi, que mesmo com um designer de interiores te ajudando é importante você (eu no caso) ter em mente algumas inspirações e certezas…

decor_do_dia_2014_07_231-Estabeleça um budget, mas tenha uma folga porque provavelmente você vai passar um pouco dele(eu já passei).

2- Saiba o que você quer e o que não quer. Aquilo que você não abre mão, porque quando a gente começa a ver muitas referências é fácil se perder nos gostos. Eu me descobri uma retro moderninha(Eu gosto de muitas coisas e as fotos de apartamentos lindos deixa a gente bem perdida, o blog da Barbara-Living Gazzete me ajudou muito nisso. As fotos desse post são de um post da Barbara, menos a preta e branca).

apto-classico-moderno-retro43- Procure muitas referências e dicas em sites especializados (para me ajudar a selecionar imagens fiz até um instagram o My taste decor).

4- Escolha por onde começar, eu por exemplo,  queria um tapete marcante, e amaria que tivesse mix de estampas na sala. A primeira coisa que tive que escolher foi o tapete, já que todas as outras peças deveriam “conversar” com ele.

5- Logo depois de definir a peça chave, escolha as peças grandes(tipo sofá, mesa) e ou como você irá encaixar aquilo que você já tem(eu por exemplo tive que trocar o tecido de uma poltrona para combinar com o resto)

apto-classico-moderno-retro2

Por último, entenda que o profissional te ajuda a combinar seus gostos e orientar seu estilo para a coisa ir ficando sua cara. Não dá para deixar tudo na mão dele, porque se não corre o risco de não ficar como você imaginou(eu fui atrás do tapete que eu queria e mostrei a ele para ver se ornava). Se você tem uma ideia na cabeça e não sabe como fazê-la, acho que vale muitooo a pena contratar um designer de interiores, porque eu jamais saberia combinar as estampas de uma casa, que é bem diferente das roupas. Ou escolher objetos de decoração que fiquem harmônicos no todo…

Enfim, me contem como é que vocês decoram a casa de vocês( Se eu tiver fôlego e vocês curtirem, vou contando como escolhi cada coisa)?

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

18 comentários via blog

  1. Lanny S

    Eu simplesmente amo decoração, amei o artigo de verdade
    ótimas dicas
    bjs

    1. Carol respondeu Lanny S

      Eu me apaixonei nesse processo de arrumar a minha casa.
      Bjs

  2. Fê Goncalves

    Carol estou exatamente nessa fase de buscar objetos com cores e estampas que combinem entre si para decorar o meu apartamento. Eu ando tentando fazer sozinha, mas já estou sondando de contar com o apoio de uma decoradora para me orientar. Eu gosto de tanta coisa que no final não sei se ficaria bom e por isso acabo não comprando. Conheço várias pessoas que fizeram isso sozinhas, não contaram com ajuda de profissionais e também não são dessa área e deu super certo a decor no final. Espero conseguir fazer dessa forma também, ficaria tão feliz!! Hahaha Beijos

    1. Carol respondeu Fê Goncalves

      Fe
      Eu super recomendo um decorador
      Vale cada centavo, apesar q ele te faz gastar mais. Porém, o resultado é incrível
      Bjs

  3. Camila

    Amei esse post, estou louca pra dar um ar mais moderno em casa mas estou super perdida!

    1. Carol respondeu Camila

      Cami
      Olhe muita coisa e saiba o que gosta e o que não gosta
      bjs

  4. Bruna

    Nunca fui muito fã de decoração, até ter minha própria casa! É muito gostoso decorar o nosso cantinho do jeito que gostamos 😉 Beijos

    http://www.chezb.com.br

    1. Carol respondeu Bruna

      Sim, arrumar nossa casa é demais
      bj

  5. Wanessa Oliveira

    Eu tenho ideias incríveis na minha cabeça na hora de decorar quando coloco em prática odeio todas hahaha. Amei de ♥ essas inspirações que vc postou <3
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Carol respondeu Wanessa Oliveira

      Ia rolava comigo até a decoradora chegar
      bjs

  6. Bia Martins

    Adoro posts de decor, Carol! Assim como você não tenho muita noção de proporção mesmo gostando muito de decoração. Sempre penso nessas coisas e mal saí da casa dos meus pais haha. Gostei da dica de escolher um ítem pra focar primeiro, acho que realmente ajuda. Se tudo der certo e eu casar com meu namorado um dia dei sorte da mãe dele ser designer de interiores hahaha.

    beijo
    http://www.belatriz.info

    1. Carol respondeu Bia Martins

      Tomara que vc case logo. Essa dica é da minha decoradora, tem várias outras que se eu empolgar eu posto
      bjs

  7. Flávia

    Carol, quando eu comecei a decorar meu apê, comecei pelas cores e fui combinando tudo a partir delas. Gostei do resultado. Mas como tinha acabado de casar e estava com muitos gastos, acho que se tivesse esperado mais tempo pra decorar, teria feito algo melhor, pois teria investido em peças de maior qualidade.

    Bjs

    http://www.digoporai.com

    1. Carol respondeu Flávia

      Pois é preferi esperar para ter peças melhores
      bjs

  8. Joyce

    Cá, essas suas referências estão incríveis <3
    Eu também estou em fase de decoração do meu apê e tô construindo tudo a partir de uma parede de tijolos rústicos, estilo loft, que mandamos fazer na sala…
    Não vejo a hora de tudo estar pronto!
    =*

    1. Carol respondeu Joyce

      EU coloquei uma parede de tijolos no escritorio e ficou lindooo
      bjs

  9. Mica Kodama

    Carol, adorei as dicas! Já me mudei faz quase 2 anos e ainda falta muito coisa, não pudemos contratar uma profissional mas aos poucos vamos nos ajeitando e colocando cada coisa em seu lugar. Seu post super ajudou! Beijos

    1. Carol respondeu Mica Kodama

      Obrigada Amiga
      bjs