Fat Fashion
A conversa de hoje é dedicada às poderosas que por algum motivo estão acima do peso: cada vez mais a mídia dá espaço para modelos plus size e reiteram que a moda é para todos. Há, porém, críticas por parte destas mulheres que estão acima do peso, que dizem que muitas roupas/tendências são feitas para vestirem apenas mulheres magras.
HISTÓRICO
Quem conhece um pouquinho de história deve saber que há muito tempo, na época do Barroco, por exemplo, mulheres “cheinhas” eram consideradas o padrão de beleza. Até que em meados dos anos 70 uma modelo chamada Twiggy, entre outras com seu mesmo biótipo, mudaram o conceito de beleza, passando este a padronizar e optar por modelos magras.
A modelo Twiggy influenciou a mudança do padrão de beleza em meados dos anos 70
De qualquer forma, entre padrões de beleza, biótipos e auto-estima (que é o mais importante), o ponto principal e onde quero chegar é que você deve sentir-se bem da forma como é. Conheço muitas mulheres cheinhas que são super de bem com a vida e consigo mesmas, amam-se como são e são super mais desencanadas que “magrelas” que supostamente seriam o padrão atual de beleza. Aliás, já viram editoriais feitos com modelos plus size? São lindíssimos!

- Independentemente de peso ou biótipo, você pode adaptar as roupas ao seu corpo
Além do mais, meninas, não existe modelagem ou tendência feita apenas para um tipo de corpo. Está certo que em mulheres magras é mais fácil um baloné ou um drapeado cair melhor, pois há menos curvas e/ou gordurinhas que marquem o tecido. Mas independente disto, toda mulher deve aprender a vestir a peça que valorize seu corpo, não deixando jamais sua produção cair no vulgar. Mulheres de corpo violão ou com o busto mais avantajado também sofrem com isso, viu?
O lance é estudar seu corpo, conhecê-lo bem e ficar de olho em dicas de styling que possam valorizá-lo. Quer alguns exemplos?
1) Se você possui pernas grossinhas e quadril mais largo, abuse da modelagem evasê (aquela em saias e shorts que possuem o formato de um A maiúsculo); ela disfarça a região, alongando pernas e tornando o visual mais elegante;
2) Se, ao contrário, você possui mais busto e pernas muito finas, abuse de decotes em V (com noção, é claro!), de blazer e jaquetas estruturadas, que disfarçam as gordurinhas das costas e alongam seu colo;
3) Listras na diagonal (nem horizontal, nem vertical) ajudam a disfarçar gordurinhas da barriga, de preferência com cores escuras;
4) Quer ir à praia e está com vergonha de usar biquini? Opte por maiôs de modelagem sem decotes (nas costas ou na barriga), com cores escuras e que possuam suporte na região do busto, para sustentar os seios e dar firmeza. É interessante também que você passe longe dos modelos de fio dental (até porque, nem estão mais em alta!).
Poderosa e de bem consigo mesma! 😉
por Marcéli Paulino