Mais uma edição do SPFW está se encerrando, desta vez mais enxuta e com coleções (ao menos na teoria) mais objetivas, tudo para que o evento se enquadre no fast fashion da vida real que nos apressa cada vez mais e torna precoce algo que talvez não tivesse a necessidade de ser.
Enfim, vamos ao que interessa. O inverno 2013, de acordo com o que foi apresentado, se baseia em duas vertentes: o novo, criado e proposto por Gloria Coelho e Lino, e o “manjado” minimalismo das cores sóbrias, desfilado por Uma, apenas para citar alguns exemplos. O balanço será feito mediante o que a maioria mostrou, exemplificando o que de melhor podemos tirar como inspiração.
TRANSPARÊNCIA & COURO
Um transmite a delicadeza e a feminilidade de uma lady; o outro, o sex appeal e o ar fetiche que toda mulher possui, ainda que disfarçado, dentro de si. Duas apostas que não são novidade, principalmente em se tratando de inverno, mas que são essenciais no mix de texturas, pois dão o equilíbrio necessário desde um evento casual, como em Têca e Uma, a uma produção de festa, feita por Samuel Cirnansck.
ESTAMPARIA
Algo que não é tão comum de se ver nas coleções de inverno mas que felizmente foi explorado por Lino, por exemplo, são as estampas. Saem os motivos de lenços para entrar fundos de paisagem – exibida com louvor pela Osklen -, camisaria, como mostrado na Colcci, desenhos com inspiração no barroco (Colcci e Lino) e até, vejam só, as frutas, que por “tradição” são figuras especificamente de coleções de verão, aparecem inovadas em novo contexto pela Triton.
CORES ‘versus’ CLIMA MILITAR
Lê-se ‘versus’, nesse contexto, de forma irônica, já que a própria sisudez do inverno é diretamente proporcional ao clima de exército. Exceto por uma marca, que colocou em prática explicitamente essa atmosfera: Colcci. Acompanhando a temperatura baixa e a força do militarismo que bastante chamou a atenção por ter sido aplicado de maneira menos óbvia e mais moderna, vêm as cores de praxe: o preto, o branco, um marrom mais fechado, o bordô – trend allert! – e um vermelho puxado para o telha. Um tímido cinza aparece em meio à gama de cores dominantes, enfatizado, no entanto – e para a nossa alegria – por Gloria Coelho.
Você já sabe qual será sua principal aposta para o inverno?
por Marcéli Paulino
Comentários via Facebook