categorias: Dança Famosos

Kendall Jenner: Dessa vez amiga não tem como te defender.

csdjm_uwiaeojku

Ok, eu estou na fase de evitar a polêmica, mas a polêmica tá vindo na minha direção. Vocês sabem que eu sempre defendo as Kardashians/Jenners , mesmo quando elas não tem razão (vamos dizer que isso ocorra 75% da vezes). Mas, eu sou fã e por isso “cega” para alguns looks, comportamentos bizarros e atitudes duvidosas. Enfim…dessa vez Kendall Jenner mexeu no meu queijo. 

Spanish Vogue by @miguelreveriego

Uma foto publicada por Kendall Jenner (@kendalljenner) em

Sério que eu ia ficar quieta, porque apropriações acontecem a todo momento, mas eu fui colocar uma lupa na coisa toda e sem orrrrrrrrr, não dá. Para você que não tá entendendo nada, eu explico: Kendal fez um shooting para a revista Vogue espanhola incorporando uma bailarina(aliás nesse caso, a Vogue tem a outra metade da culpa, por que né? Olha eu tentando defender as K and J novamente.). Até aí, tudo bem se não fosse Kendall tenta fazer posturas de ballet de uma maneira bizarramente errada(Para quem não sabe trabalho com dança e sou professora de ballet). A ideia foi Kendall representar uma  menina pequena fantasiada de bailarina. Só que ela não é uma criança pequena. Pensa na polêmica que deu, bailarinas do mundo todo se manifestaram sobre a sessão de fotos.

Isso é péssimo porque…

1- Não, não dá para fazer um shooting se propondo a ser bailarina, com posturas péssimas e sem qualquer cuidado com essa técnica que é muito séria. Isso pode induzir as pessoas ao erro e achar que podem fazer ballet em casa, sozinhas e sem auxílio de qualquer profissional habilitado(pode parecer loucura, mas tem gente que me manda e-mail perguntando dicas de video de youtube para aprender ballet)

2- Existe uma densa preparação para uma pessoa colocar uma sapatilha de ponta(o pé na sapatilha não pode ficar assim, como o da foto da Kendall). Existe toda uma preparação física para ficar nas pontas dos pés. E juro que tem gente que compra uma sapatilha sem nunca ter ido a uma aula. Qual a chance dessa pessoa virar o pé e se machucar? 100%. Depois as pessoas espalham por aí que ballet detona, coluna, joelhos e pés. Mal feito, não tenho dúvida.

3- As bailarinas treinam muitas horas diárias e não é em 5 minutos que dá para “incorporar” uma. Vocês não podem imaginar o número de pessoas que se dizem bailarinas profissionais fazendo um mês de aula. O ballet leva anos para ser aprimorado no corpo e são muitos anos de prática diária que fazem um profissional. Não dá para ser tão simplista. Quer se apropriar? Faça como as atrizes de Cisne Negro, que estudaram para fazer um papel.

Muitos podem dizer Kendall estava apenas fazendo seu trabalho, ela é modelo e representa quem quiser. Mais ou menos. Não dá para se apropriar de tudo sem o mínimo de empatia com aquele que se representa. A coisa seria toda diferente se Kendall fosse colocada ao lado de uma bailarina real e estivesse aprendendo a dançar. E o vídeo fosse um momento “sonho”. Mudaria pouco e não teria uma repercussão tão negativa.

E o que vocês acham desse lance de apropriação???

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

12 comentários via blog

  1. priscilla barreto

    Aiiii Carol, acho que as Kardashians pisam mais na bola do que acertam… Mas em relaçao a essa shooting, achei sim que rolou uma apropriação o que na real gera todo um debate….. ela tem que entender e deixar claro que este é um “personagem” para o editorial e não querer passar uma imagem irreal e forçada de algo que ela não é.
    E sim qto a bailarina real só força essa ideia…..

    As meninas de Cisnei Negro por exemplo deram um show e realmente entraram e estudaram o universo do ballet.

    Enquanto isso… menos Kendall…. menos… rs

    Bjssss

    1. Carolina R. respondeu priscilla barreto

      Pri
      Sem duvida, elas erram.
      Minha maior preocupação nesse caso são as milhares de adolescente que podem ter uma visão simplista da dança.
      Sair colocando uma ponta e se machucarem. Pode parecer alarmismo, mas isso acontece muitooooo
      bjs

  2. Denise Luna

    Você está certíssima.
    Bjs

    1. Carol respondeu Denise Luna

      De
      Adoro quando vcs vem aqui.
      Obrigada, realmente é um assunto polêmico e delicado.
      Bjs

  3. Wanessa

    vi o bapho mais nem fui atrás saber o que realmente se tratava. Os pontos q vc destacou no post, fazem bem o meu pensamento tbm!
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Carol respondeu Wanessa

      Eu também não tinha ido.
      Essa semana que vi.
      Bjs

  4. Camila Faria

    Oi Carol, acho que a “culpa” nesse caso é muito mais da Vogue do que da modelo. Muito provavelmente a ideia e o styling das fotos (e do vídeo) tem pouquíssimo a ver com o que ela quis fazer e mais com o que a revista quis passar para o grande público.

    1. Carol respondeu Camila Faria

      Oi Cami
      Nesse caso eu acho que a “culpa” é meio a meio. Se eu fosse a revista eu não postaria um ensaio sem consultar alguém que entendesse de dança e eu como modelo(coisa que nunca serei) ficaria insegura e diria que não faria um ensaio desse tipo, só para evitar pagar mico ( eu nem pensaria na polêmica que poderia dar rs)
      Bjs

  5. Flávia

    Carol, se vc n falasse sobre isso, eu nunca ia saber… hehehehhe… como nunca fiz ballet, realmente não entendo desses detalhes. Lembro de ter visto estas fotos semana passada e somente ter achado bonitas, mas confesso que não reparei nas posturas e tal.
    De fato, é uma super gafe da Vogue. Nem penso tanto na Kendall. Acho que mais a revista que ela que é culpada por isso.
    bjs

    http://www.digoporai.com

    1. Carol respondeu Flávia

      Sem duvida a revista tem sua grande parcela nisso.
      bjs

  6. Lorraine Faria

    Para uma leiga no assunto, estava achando tudo lindo e normal até ler um pouco mais sobre o assunto. Mas seus pontos fizeram muito sentido!!

    1. Carol respondeu Lorraine Faria

      Obrigada
      bjs