Lá to eu enchendo esse blog de coisas de bailarina, mas como me disse a @aleticia: Vou fazer o que da vida depois, que acabar esse moda de bailarinas? (Acabou com minha carreira.) Então, deixa eu aproveitar a onda, que ela passa…Muitos estilistas se apoiam no tradicional…Tutu (francês, cherrie, esse é o nome do figurino de ballet clássico) para suas criações bailarinescas. A primeira que usou foi Marie Taglioni, em La Sylphide, em 1834, faz tempo. Depois, as italianas encurtaram bastante para mostrar as pernas e pés. Como tudo os tutus evoluíram, né?
Tule, seda, nylon, rayon ou tecido, tarlatana. Tudo isso feito, com um interior forte,o corpete é apertado, mas permite dar movimento e, ao mesmo tempo, absorve a transpiração. A saia tem muitas camadas de tule, e muitas vezes decorado com lantejoulas, miçangas, pedras preciosas ou artificiais.Feito à mão, o figurino não é nada barato, mas dura bastante. Para ter uma idéia, um tutu pode custar de mil a 10 mil reais,dependendo da imaginação do figurinista.
O resultado final pode ficar assim…
Quem sabe…
E, por aí vão as inspirações dos estilistas para a moda bailarina. Tule, corpete e muito volume na parte de baixo, basicamente.