Resolvi atualizar esse post esse ano que publiquei em algum lugar em 2015….Talvez eu não seja uma expert, mas acho que posso falar um pouco de Carnaval no Rio e até dar umas dicas(ou compartilhar algumas experiências minhas). Afinal, faz 10 anos que meu Carnaval é na cidade maravilhosa, atrás de bloquinhos e idas a Sapucaí. Esse post é só para quem sabe dar uma ajudinha para quem tá indo para lá pela primeira vez ou até “ganhar” umas dicas novas de vocês.
Para começar as dicas é proibido ir ao Rio sem fantasia. Brincadeiras à parte, a primeira vez que fui não tinha essa informação e me senti um E.T. sem um adereço de Carnaval. Vale qualquer coisa, o que não dá é para ir de cara lavada e sem um aderecinho ao menos. Já virei profissa nessa história de fantasia, e esse ano pela primeira vez mandei fazer umas coisas que são a minha cara…
Como se locomover??? Já fiz de tudo, de ônibus, táxi e ou metro. Tem que ficar ligadíssimo que horas passa os blocos, porque você pode ficar parado, enquanto o bloco passa.(veja aqui na agenda dos blocos,). Uma dica de táxi: se as distâncias forem muito curtas os taxistas e ubers da vida não levam, cancelam a corrida e tals. Por exemplo, se quiser ir da Lapa até o Aterro, dá um jeito de ir à pé(Apesar desse trecho não ser muito amigável a noite).
Blocos- Eu já fui em muitooooos, e cada um tem um estilo de música e de público. Os imperdíveis também são os mais cheios, tipo Carmelitas e Céu na Terra, que saem de manhã, às 7 horas e o povo vai. Mas, é tranquilo e o público é legal. Vou contar o que achei dos blocos que peguei em cada lugar…
Lapa e Centro– Como todo centro de cidade, o clima é mais pegado(tipo não dê sopa de perdido e nem balangue seu celular, deixe as correntinhas e aneis de ouro e afins em casa). Já fui muito, mas hoje em dia tô preferindo evitar blocos surreais de bombado, tipo para mim não ir ao Cordão do Bola Preta, porque é muitoooo cheio. Apesar disso, vale a pena conhecer. Vale a ida até a Rua do Lavradio, de onde sai o bloco Carioca da Gema, que adoro(aliás o Lavradio é muito legal). E eu amoooo de paixão o Cordão do Boitatá, no Carnaval ele fica parado na Praça XV.
Santa Teresa- É o lugar por onde passa os blocos mais fofos, com marchinhas de Carnaval e pessoas felizes. Não sei agora com essa falta d’água toda, mas prepara-se para tomar um banho de mangueira, dado pela vizinhança do bairro, só para refrescar. Eu sempre vou no Carmelitas…minhas dicas são. Chegue cedo, porque bomba, normalmente eu vou de metro até a Glória e subo a pé….Tem gente que sobe de uber, mas as vezes demora mais que a pé…Dá para ficar por lá o dia todo, porque por volta das 15 no sábado tem biquínis de Ogodô…
Aterro e redondezas- É um dos meus lugares favoritos para bloquinhos. O Aterro/Marina da Glória e o MAM são bem grandes e a não ser que você queira se meter na muvuca, dá para pular e dançar com muito espaço. Lá tem blocos bem legais, mas eu ando fugindo do Sargento Pimenta(que toca Beatles) porque fica tão cheio que não dá para se mexer. Tem a Orquestra Voadora, que no Carnaval sai 3a, também é bemmmm cheio. Os bloquinhos que saem de Botafogo, Glória, Aterro, Catete, Flamengo são bem legais, tem bastante gente de fora, mas você consegue ver os moradores dos bairros se divertindo por lá. Esse ano vamos reativar um bloquinho alternativo com meus amigos no Rio..
Ipanema- Já amei…..porque os blocos lá tocam samba-enredo, tem marchinhas e a galera das antigas que amam Carnaval. Muito amorrrr. Gostava de ir também na banda de Ipanema, diversão garantida. Mas, minha opção por blocos menos cheios tem vencido…
Outras dicas:
Sapucaí– Se sua ideia é ir a Sapucaí é possível, mas rola um empenho, que acho que vale, A venda de ingressos para os desfiles ainda é uma coisa bem confusa no Rio de Janeiro. Chegar lá de metro é fácil, mas essa altura, só tem ingresso em agências e na mão de cambistas. O ano passado eu fui e acabei comprando na porta do Sambódromo(fui no meio do povão e foi o máximooo). Vale a pena é um experiência inesquecível. Para quem quer desfilar, acho que ainda é possível, já desfilei de ultima hora nas alas comerciais das escolas.
Xixi- Esse tópico para mim é fundamental(sou daquelas que toma um gole de água e quer ir ao banheiro). Tem melhorado bem a distribuição de banheiros químicos. Mas, uma paradinha para comer, sempre é uma boa oportunidade para ir no banheiro.
O que usar– Além da fantasia, eu uso algo bem confortável nos pés(tipo havaianas) porque, muitas vezes você sai de manhã e só volta quando o dia acabar(sou bemmm dessas). Eu levo uma pochete, com o básico(cola de cílios-super básico, mini lenços umedecidos, bandaid, documentos e algum dinheiro). Eu não levo o celular, até porque tem lugares tipo no Aterro e em Santa Teresa, que é duro arrumar um sinal e não quero ficar me preocupando se o celular tá na minha bolsa….
E ai vem minha melhor dica DIVIRTA-SE, quem sabe a gente não se encontra por lá???
Comentários via Facebook