categorias: Viagens

Cidade de Santos: dicas para um fim de semana.

Olha eu aqui de novo com as dicas de fim de semana….Vamos manter a ideia de dar algumas dicas de viagem para lugares que eu já fui e amei….Bom, vou dessas vez não é um lugar que simplesmente eu fui, mas trata-se do lugar que eu nasci…Santos…Não é fácil falar da sua cidade , já que todas atrações são comuns e corriqueiras todas vez que eu vou lá..Mas, vamos nesse esforço de reunir o que tem de melhor para fazer nesse lugar que é tão especial para mim. Ahhh..Nem vou entrar na seara da praia, porque né? Santos tem 7 km de praia para todos os gostos..(sempre gostei muito do Embaré e do Boqueirão, mas se você ama andar/correr tem muita praia para isso). Vou direto aos lugares que adoro ir…

Passeio de bonde no Centro Histórico-  É uma sensação de voltar no tempo, esses bondes são uma fofura. Confesso que nunca andei. Acredita? Mas, sempre vejo o bonde circulando na cidade e morro de vontade. Tem uma linha de 5 bondes e um trajeto de 5 km que cobre todas os pontos turísticos  do Centro  histórico de Santos e um passeio que dura 40 minutos e sai do Valongo.

Museu do Café-  Localizado na Bolsa Oficial de Café, no Centro Histórico, o prédio é lindo. Tem um vitral espetacular de Benedicto Calixto. A sala do pregão da bolsa (da foto) revela o tanto que o café foi importante na no inicio do século XX. Isso tudo está “contado” no museu. Além de tudo dá para provar cafés maravilhosos na cafeteria de lá.

Morro da Asa Delta- Esse morro fica na divida entre Santos e São Vicente. Tem dois jeitos de subir de teleférico (em São Vicente) ou de carro por Santos. Esse morro eu já subi muitas vezes, meu irmão voava de paraglider e quase todo fim de semana que tinha vento estava lá. Além da vista linda da orla da praia de Santos, se o tempo estiver bom é possível descolar um voo duplo de paraglider ou de de asa delta.

Orquidário- Passei boa parte da minha infância no Orquidário em Santos. Minha mãe trabalhava em alguns projetos de educação ambiental por lá e vira e mexe estava eu andando entre as plantas e bichos do local. Existem por volta de 450 animais , entre eles pavões, macacos, cutias, araras, jabutis e muita vegetação. Tenho uma memória afetiva do lugar que parece uma floresta no meio da cidade.

Pinacoteca Benedicto Calixto- O casarão por si já encanta. Ele faz parte da época rica do café. Pertenceu a um alemão  Anton Carl Dick, que tinha um curtume na região. O lugar pertenceu a muita gente, já foi asilo, já foi pensionato, já foi cortiço, até virar em 1986 da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Tem um acervo  227 telas de vários artistas e objetos pessoais de Calixto. O lugar tem um agenda cultural super legal, além de um café/restaurante maravilhoso aos fundos. Vale a pena ir…

E para mais algumas dicas legais sobre a cidade, não deixe de conferir o post “O que fazer em Santos: guia de viagem“!

E aí já foi a Santos? Qual a sua memória da cidade?

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

14 comentários via blog

  1. Stephanie Ferreira

    Santos é minha cidade litorânea do coração, mas eu nunca fui com tempo pra visitar a parte turística, só praia e praia… Sou louca pra ir e visitar os museus, principalmente o do café!
    Um beijo

    1. Carol respondeu Stephanie Ferreira

      Vale super a pena.
      bjs

  2. Camila

    Já fui sim Carol, mas eu era criança! Quero muito voltar um dia, tive uma impressão muito simpática da cidade. <3

    1. Carol respondeu Camila

      Sou suspeita rs
      bjs

  3. Wanessa

    Já, sinto saudades e ainda quero voltar!
    Muitos pontos ainda não conheci.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Carol respondeu Wanessa

      Eu amooo e sou suspeita hehe
      bjs

  4. Beth Romano

    Adorei a matéria. Vc esqueceu do museu de pesca. Lembra?

    1. Carol respondeu Beth Romano

      Eu não esqueci não…tive que escolher ..
      bjs

  5. Pathy Guarnieri

    Santos é uma cidade muito gostosa, eu adoro!

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Carol respondeu Pathy Guarnieri

      Eu também…
      bjs

  6. Lulu

    Gostei das dicas, quem sabe um dia explore mais a cidade.
    Bom final de semana!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    1. Carol respondeu Lulu

      Vale a pena.
      bjs

  7. Lívia

    faz mt tempo que nao vou pra Santos, sempre que vou pro litoral costumo ir pro Guaruja, amei suas dicas na cidade, com certeza fiquei querendo fazer esses passeios
    http://www.tofucolorido.com.br

    1. Carol respondeu Lívia

      Lívia
      Eu adoro Santos..afinal nasci lá..
      bjs